Setenta alunos da Escola básica de Arrifana tiveram o privilégio de assistir à palestra proferida pelo professor doutor Sérgio Veludo Coelho integrada na programação das comemorações das Invasões Francesas em Arrifana. Tão ilustre conferencista veio partilhar a sua enorme sabedoria sobre História e, concretamente, sobre esta época da História de Portugal uma vez que, há 208 anos, aquando da segunda invasão francesa, a população de Arrifana foi barbaramente massacrada a mando do general Soult.

No átrio da escola, foi montada uma pequena exposição bibliográfica, com passagem de um documento informativo em power point, assim como alguns trabalhos dos alunos, orientados pelos professores Dulce Conceição e Bernardino Carvalho.

Os alunos do 4ºano da EB1 do Outeiro e os dos 3º/4º anos da EB1 do Bairro deslocaram-se à biblioteca da Escola Básica de Arrifana para uma hora do conto baseada no livro “Trambolhão no passado” escrito pela professora Ana Paula Oliveira, em coautoria com três ex-alunos, o qual ganhou um prémio nacional e foi publicado pela Junta de Freguesia de Arrifana. O Presidente da Junta deslocou-se às escolas básicas de Arrifana para oferecer o livro a todos os alunos do 1ºciclo para que a História de Arrifana seja conhecida e não seja esquecida. Para que a memória perdure.

Ana Paula Oliveira