Entrevista a uma aluna participante, Sofia Pinho, 8º F, Ensino Articulado de Música

Quatro alunas do Agrupamento de Escolas de Arrifana foram selecionadas para participar na Mobilidade França do Projeto ERASMUS+.

perros-guirec-erasmus

Essas alunas, Jéssica Barros e Leonor Soares (9º ano, Escola Básica de Arrifana), Cristiana Silva e Sofia Pinho (8º ano, Escola Básica de Milheirós de Poiares) foram à localidade, Perros-Guirec, situada no noroeste de França.

Sofia Pinho, a nossa entrevistada frequenta o 8º F, uma turma de Ensino Articulado de Música.

JORNALISTA: Bom dia, o que a motivou a participar no projeto ERASMUS+?

SOFIA: A minha motivação foi a curiosidade em conhecer a vida, a comida e a cultura dos outros países, neste caso França.

JORNALISTA: Quando soube que iria ficar sem a sua família durante uma semana o que sentiu?

SOFIA: Eu senti um misto de alegria e tristeza. Alegria,  pois iria ficar uma semana sem o controlo dos meus pais. Tristeza,  pois iria ficar uma semana sem os ver.

JORNALISTA: Ficou surpreendida com os hábitos dos franceses?

SOFIA: Mais ou menos. Houve coisas diferentes de Portugal que não me surpreenderam,  tais como: a comida com pouco sal, deitar cedo e jantar cedo. No entanto, surpreendeu-me o péssimo Inglês dos franceses, o facto de ninguém dentro do recinto escolar usar telemóvel e haver poucos ou nenhuns assistentes operacionais na escola.

JORNALISTA: Como era a comida na região de França em que esteve?

SOFIA: Como era uma região costeira, comíamos muito peixe e marisco. Lá comem muitas saladas e não comem muita sopa, as sobremesas típicas são crêpes e bolachas Bretons. As sobremesas têm quase todas um toque de caramelo. Quase tudo é confecionado com manteiga desde o peixe até às próprias sobremesas.

JORNALISTA: Como se deslocavam em Perros-Guirec?

SOFIA: Eu ia ter com os professores ao hotel no carro da minha “família adotiva”. Do hotel para a escola ia a pé e partíamos para alguns sítios turísticos de autocarro.

JORNALISTA: Gostou de participar no projeto ERASMUS+ (Mobilidade França)?

SOFIA: Sim, é uma experiência incrível… por isso toda a gente devia ter oportunidade de participar nestas iniciativas.

outubro 2016

8ºF