sUCESSO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2021 | 2022

Recomendações:

• Na avaliação final há que considerar também a participação do aluno em atividades de natureza científica, cultural, social e desportiva;
    • Sendo a avaliação contínua e sistemática, na avaliação sumativa do 2º período, deve considerar-se cada um dos parâmetros de avaliação do 1º período. No 2º período deve considerar-se 40% do 1º período e 60% do 2º período. No 3º período devem considerar-se os parâmetros de avaliação dos três períodos (20%, 30% e 50%).
    • Na avaliação sumativa do 2º e 3º períodos, devem considerar-se as aprendizagens essenciais efetuadas. Um aluno pode não ter avaliação positiva nessa aprendizagem essencial no 1º e 2º períodos, mas se, no 3º período, o aluno atingir essa aprendizagem essencial, deverá ter uma classificação positiva. Ou seja, a um aluno pode ser atribuído 2,2,3.3. As grelhas Excel são uniformes para todo o agrupamento, para grupo disciplinar.
    • Para ser atribuída uma classificação no final de cada período é necessário que o aluno tenha, pelo menos 1/3 do número de semanas de aulas de frequência (falta do aluno ou do professor). Nos casos restantes, coloca-se uma alínea justificativa. Estes casos referem-se aos alunos que vêm transferidos de sistemas educativos estrangeiros. Para os alunos transferidos de outras escolas nacionais, será necessário ter na posse as informações da escola anterior.
    • Os alunos transferidos que tenham tido disciplinas de oferta de escola/oferta complementar/disciplinas semestrais diferentes das oferecidas no agrupamento, devem ser incluídos nas nossas ofertas ou administrativamente ser-lhes atribuída a classificação para a progressão. A escola procurará inserir os alunos nas disciplinas ainda não frequentadas, no caso das disciplinas semestrais.