Educação

erasmus

As Bibliotecas Escolares do Agrupamento assumem um papel fundamental no processo de formação dos alunos, participando ativamente no desenvolvimento de diferentes literacias (leitura, informação, digitais…) e na construção do conhecimento, sempre em estreita colaboração com a sala de aula, contribuindo para a flexibilidade das aprendizagens.

A multiplicidade de saberes e de competências e o carácter humanista da formação do aluno, previsto no Perfil do Aluno do Séc. XXI, têm nas Bibliotecas Escolares um suporte e um apoio indispensáveis.

Da ação da biblioteca escolar, destacam-se diferentes projetos e dinâmicas no âmbito da Leitura, da Escrita e da Articulação Curricular.

PROJETOS

Ser professor...

Ser Professor. Contar com a BE

O perfil do aluno para o séc. XXI aponta para o desenvolvimento de competências fundamentais com vista à formação de indivíduos autónomos e responsáveis, construtores do seu próprio conhecimento. Neste contexto, “Ser Professor. Contar com a Biblioteca Escolar” é um projeto que promove aprendizagens experimentais e participativas, nas quais os alunos têm o papel principal no acesso à informação e ao conhecimento (através da leitura dos media, da leitura científica, leitura digital, leitura gráfica) e o professor é apenas um mediador – perspetiva construtivista da aprendizagem.

Este projeto assenta na exploração conjunta (docentes/Professora Bibliotecária) de conteúdos programáticos, através de sessões práticas de pesquisa de informação, no espaço da BE, recorrendo-se a guiões de pesquisa elaborados para o efeito, tendo em conta o conteúdo curricular a abordar, e do contacto com ferramentas digitais e sua exploração para apresentação da informação recolhida (cartazes digitais, avatares animados, vídeos, BD…)

Matematik’Art

Decorrente das dificuldades na leitura/interpretação de enunciados em Matemática, agravadas pelas reduzidas vivências culturais e artísticas dos alunos, pretende-se cruzar a leitura com a matemática/expressões artísticas, garantindo o contacto aprazível com diversos suportes (digitais, visuais, corporais, gráficos…) de leitura. A utilização de diferentes APPS permite a criação de produtos pedagógicos de qualidade tais como tutoriais em diferentes suportes (vídeo, puzzles, avatares animados, construção de sólidos), dicionários matemáticos, desafios matemáticos, desenho de cartoons/BD, contribuindo assim para a melhoria das competências de leitura. A BD ilustra conceitos/problemas matemáticos dando a oportunidade ao aluno de ser o criador duma ferramenta de trabalho impactante na aprendizagem de todos.

Projeto distinguido com o prémio RBE “Fazer em rede: boas práticas” (novembro 2019|primeira fase da edição de 2019/2020).

Matematikart
ABC Ler ABC Escrever

ABC Ler… ABC Escrever!

Partindo de diferentes leituras (leitura de imagens, de textos expositivos e informativos), em diferentes suportes, são criados textos literários e não literários.

Os livros de imagens (álbuns ilustrados), abertos a múltiplas leituras e excelentes estimuladores da imaginação, são o ponto de partida para a criação de textos literários. Paralelamente, promovem abordagem de conteúdos curriculares (numa relação com o mundo atual), afigurando-se como mote para a pesquisa de informação, tratada e comunicada através da redação de textos expositivos (formato infográfico), de textos dos media (notícia, entrevista, publicidade…), de páginas de diário, de registos gráficos…

Projeto distinguido com o prémio RBE “Fazer em rede: boas práticas” (novembro 2021|primeira fase da edição de 2021/2022).