Ano Letivo 2022-23

Espaço destinado à publicação de informações relevantes sobre as Provas Finais de Ciclo e Provas de Equivalência à Frequência.

Esta informação deve ser complementada através da consulta do site do IAVE

Inscrição nas Provas Finais e Provas de Equivalência à Frequência – 3º Ciclo

De acordo com a Norma 01/JNE/2023, o processo de inscrição para a realização de provas e exames, no ano letivo 2022/2023, efetua-se através do PIEPE, a disponibilizar no endereço https://jnepiepe.dge.mec.pt , de acordo com o seguinte calendário.

– Alunos que estejam no 9º ano e não reúnam condições de admissão como alunos internos para as Provas Finais do EB da 1º fase, em resultado da avaliação sumativa interna final (realizam provas de equivalência à frequência na 1º fase e provas finais na 2º fase e, se aplicável, também provas de equivalência à frequência.

Prazos de Inscrição para a 1º fase – Dois dias após a afixação das pautas de avaliação interna final

Prazos de Inscrição para a 2º fase – 11 a 13 de julho

Manual de Instrução PIEPE 2022-2023

Data de Realização das Provas Finais de Ciclo 2023, de acordo com o Despacho nº 3232-B/2023, de 10 de março.

Data de Realização das Provas de Equivalência à Frequência 2023brevemente

A Utilização de Calculadoras no Ensino Básico, em Prova Final de Ciclo de Matemática -9º ano, é definida através do Ofício Circular nº 36520/2022/DGE-DSDC-DES.

Informações-Prova relativas a todas as Provas Finais e Provas de Equivalência à Frequência, assim como documentos de apoio, podem ser consultadas aqui:

Informação-Prova Geral

Informação-Prova de Português (91)

Informação-Prova de Matemática (92)

Informação-Prova de Português Língua Não Materna (93)

Provas de Equivalência à Frequência – brevemente

Despacho Normativo nº4-B/2023, de 3 de abril – Altera o regulamento do júri Nacional de Exames e Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo de 2022-23.

Norma 01/JNE/ 2023Instruções para a Realização de provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Norma 02/JNE/ 2023 – Instruções para a realização / Classificação / Reapreciação / Reclamação: Provas e exames do ensino básico e ensino secundário.

Guia Para Aplicação de Adaptações na Realização de Provas e Exames JNE/2023